O projeto Retrato Brasiliano é uma inquietação da artista sobre a identidade dos brasileiros em tempos de desesperança e ira. O próprio nome já traz uma reflexão sobre os termos brasileiro e brasiliano, em que o primeiro, de acordo com a língua portuguesa,  seria a denominação de uma função de trabalho e não uma nacionalidade.

Ao final do século XIX, o império no país chega ao fim e deixa uma ferida exposta: o Brasil tem quase nenhuma ou nenhuma identidade. No entanto, as fotografias tiradas por Manoel Tondella, Louis Pierck, Arthur Barreto, Irmãos Weiss e Henschel têm um papel muito importante na construção e entendimento da nação brasileira.

O Brasil que vai além do samba e do futebol é uma reflexão pertinente em várias páginas e sites pela internet e esse projeto visa mostrar elementos muito presentes no dia a dia da maioria dos brasileiros. O intuito não é a romantização, mas sim uma chance de enxergar uma nação unida contra todas as mazelas que o país sofre desde o roubo dos povos originários.
Back to Top